quinta-feira, 22 de março de 2012

REPASSE DOS ROYALTIES PODEM SER MENOR...

Vazamento da Chevron pode inteferir no repasse dos royalties

Jane Ribeiro

Divulgacao
Os municípios produtores de Petróleo deverão receber o repasse dos royalties nos próximos dias. O valor deste mês é referente à produção de novembro, justamente o período em que houve o primeiro e grande derramamento de óleo, no Campo de Frade, na Bacia de Campos, operado pela Chevron Brasil Upstream Ltda de mais de 2,4 mil barris de óleo. Segundo especialistas no assunto o acidente pode interferir no valor do repasse a partir deste mês, principalmente no município de São João da Barra, onde se concentra a maior parte da produção, em torno de 80,01%.

Para o gerente regional da Firjan, Luís Mário Concebida, a perda será pequena para a grande maioria dos municípios produtores de petróleo. Ele ressalta que o maior prejudicado será o município de São João da Barra, principalmente na Participação Especial.

— São João da Barra poderá ser prejudicado já no próximo repasse dos royalties, mas principalmente nas Participações Especiais, que são pagos a cada trimestre e é baseado no grande volume de produção e como teve um grande vazamento de óleo muito próximo o volume de exploração diminuiu. E se por acaso a empresa tiver que selar o Campo ou desativar a plataforma a situação do município ficará bastante instável — declarou o gerente.

Já o economista e presidente do Centro de Dados e Informações de Campos (Cidac), Ranulfo Vidigal, acredita que a perda não será muito grande. A maior preocupação do economista no momento é quanto o possível congelamento do valor nominal no prazo de cinco anos. Para ele com a chegada de novos investimentos na área portuária e offshore a demanda da população será maior.

— Não haverá perda exagerada o que mais me preocupa é o futuro dos repasses, que com certeza serão congelados e a nossa demanda só tende a aumentar. Com os novos investimentos chegando à região será preciso em médio prazo uma solução para aumentar a receita própria porque o valor dos royalties estará estagnado e o progresso está batendo em nossa porta — desabafou o economista.

Desastre Ambiental — ANP informa que foram identificados, na última semana, novos pontos de vazamento de óleo no solo marinho, na concessão de Frade. A ANP, desde o início do evento, em novembro de 2011, vem acompanhando de perto os trabalhos da Chevron. Na última quinta-feira, técnico da ANP constataram, através das filmagens submarinas, cinco pontos ao longo de uma fissura de 800 metros, de onde se observava o aparecimento de gotículas de óleo, em uma vazão reduzida.

Na sexta-feira o presidente da Chevron foi convocado para prestar esclarecimentos referentes aos novos pontos de vazamento.  Na noite do mesmo dia, a ANP consentiu que a empresa interrompesse totalmente a produção do Campo de Frade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

,<>dê sua opinião<><> ou deixe uma frase.