terça-feira, 20 de dezembro de 2011

NATAL E FAMILIA...


 
                                                                             


 
 Natal em família...Como é preciso compreender e aceitar as diferenças de cada um para que a harmonia desta noite se preserve...
De que adiantam a mesa farta, os presentes e os adornos, se os interesses se desarmonizam, se as pessoas não se autorizam a se dar as mãos?
Este Natal me trouxe uma experiência nova e que é difícil de lidar - não ter a todos que amo junto a mim, nesta noite especial.
Quando os filhos são crianças, como é fácil guiá-los e levá-los junto! Mas, eles crescem, se casam, agregando outras famílias, outras cabeças, outros corações, outras histórias...
Meu desejo é expandir a mesa, aumentar os lugares e arrebanhar quem agora chegou e faz parte da família que criei.
Entretanto, meu desejo é pequeno perante os demais que, neste ano, se dividem.
Eu, com a minha mania de unir e juntar, esqueci que é importante saber deixar ir, em lugar de só receber.
Eu, com a minha vontade de olhar e ver a todos que amo, esqueci que existem outras vontades diferentes da minha, as vontades e sentimentos de quem faz parte de minha família, que existem outras mesas, outras árvores, outras mães, outras avós.
Conforme a família se expande, é importante rever os rituais, é importante alargar as fronteiras para que outros modos de ver e pensar a vida possam coexistir.
Será difícil não ver a todos, lidar com a falta de gente muito querida, depois de quase trinta anos juntos na noite de Natal. Talvez, a noite não seja tão feliz...
Mas, viver o verdadeiro Natal em família é desistir do "cartão natalino", em que tudo parece perfeito sem jamais poder chegar a sê-lo.
Viver o Natal em família é também perceber que ela é uma entidade com vida própria e que conviver em meio a ela será sempre um desafio à prática da flexibilidade e da tolerância.
Elisabeth Salgado

Campanha Natal Solidário em Camocim de São Félix

 
Divulgação
O Ciclo Natalino é um momento de renascer. Os corações ficam mais sensíveis a dor humana e os gestos de solidariedade - que deveria se estender no decorrer do ano - se expandem.


Neste contexto, foi lançada em Camocim de São Félix a Campanha NATAL SOLIDÁRIO 2011, por iniciativa do jovem Rafael Bezerra, liderança jovem na cidade em parceria com a Igreja Católica.


No próximo dia 18 acontece o dia "D" da Campanha, em que voluntários passarão nas suas coletando alimentos não perecíveis, brinquedos, roupas, cobertas. A expectativa, de acordo com o idealizador da campanha, é que o respaldo verificado na campanha 2010 se repita com um êxito maior, desta forma atendendo um número maior de famílias carentes. "É um gesto, não vai resolver o problema da fome que tem raízes em muitas outras questões, mas um gesto que faz a diferença", conclui Rafael Bezerra.

DELICIA RECEITA PERU DE NATAL...



Foto: Carol Milano

Ingredientes

1 peru  limpo (mais ou menos 3,5kg)
*Se o peru vier temperado, não é preciso marinar.
Suco de 6 tangerinas coado (ou laranja)
500g de manteiga
Marinada:
2 cebolas picadas
4 dentes de alho esmagados
3 folhas de louro fresco
350ml de vinho branco seco
Sal e pimenta do reino a gosto
Molho:
4 figos frescos (ou manga)
20 damascos secos
4 pêssegos
2 colheres de sopa de maisena (ou o suficiente para engrossar)
1 fava de baunilha (opcional)

Modo de fazer

1. Tempere o peru na véspera com cebola picada, dentes de alho esmagados, louro, vinho branco, sal e pimenta do reino (deixe dentro de uma travessa coberta na geladeira e vire o peru a cada 2h).
2. Delicadamente, com a ajuda de uma faca de legumes e sua mão (isso mesmo!), descole a pele do peru, apenas a pele do lado do peito. Besunte 100g da manteiga por dentro da pele e feche novamente. (Se tiver dificuldade com essa parte besunte manteiga apenas por cima da pele).
3. Coloque o peru junto com a marinada coada em uma assadeira, adicione o suco de tangerina, 100g de manteiga em pedaços e cubra com papel alumínio.
4. Asse em forno pré aquecido a 180°C por 3 horas. De vez em quando abra o forno e regue o peru com o caldo que se formou na assadeira e pincele mais 100g de manteiga por cima do peru.
5. Tire o papel alumínio, besunte o pernil com o restante da manteiga (200g) e leve ao forno a 250°C novamente até dourar (mais ou menos 30 minutos, dependendo do forno).
Molho:
1. Retire o peru da assadeira e coe o caldo que se formou.
2. Despeje  esse caldo em uma panela, junte os damascos picados e as sementes de uma fava de baunilha (corte a fava ao meio no sentido do comprimento, com o auxílio do cabo de uma colher de café raspe as sementes que ficam no interior da fava), se quiser coloque a fava junto para ferver, leve ao fogo, espere ferver e diminua a chama. Deixe 5 minutos. Retire a fava de baunilha e descarte-a.
3. Dissolva a  maisena em ½ xícara (chá) de água fria. Vá colocando aos pucos e mexendo bem para não formar grumos.
4. Adicione o pêssego e o figo (cortados em cubos) e deixe por 1 minuto (ou até estarem macios, porém sem desmanchar). Tempere com sal e pimenta do reino, se necessário.
5. Sirva o peru acompanhado do molho.
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 4 horas
Dificuldade: Média

PRESEPIO....


HISTÓRIA DO PRESÉPIO

Maria das Graças Weber Cirino

Mais uma vez o natal se aproxima. Natal, que significa o nascimento de Deus-menino, segundo a história cristã.
Presépio
Ao longo dos anos, os países católicos ao festejarem a data utilizam várias tradições natalinas como canções, a figura do Papai Noel, a ceia de Natal, a árvore de Natal e o presépio de Natal.

O presépio é uma das representações mais singelas do nascimento de Jesus Cristo. Procura resgatar a importância e magnitude daquele momento ao mesmo que nos lembra a forma simples e humilde em que se deu o nascimento. A presença do menino Deus naquele estábulo, ao lado de seus pais, tendo por testemunhas os pastores e os animais e recebendo a visita dos Reis Magos guiados à gruta pela estrela de Belém, mostra a grandeza e a onipotência de Deus representada na fragilidade de uma criança.

Esta representação foi criada por São Francisco de Assis em 1223 que, em companhia de Frei Leão e com a ajuda do senhor Giovanni Vellina, montou em uma gruta da floresta na região de Greccio, Itália, a encenação do nascimento de Jesus. Na epóca já havia 16 anos que a Igreja tinha proibido a realização de dramas liturgicos nas Igrejas, mas São Francisco pediu a dispensa da proibição desejoso que estava de lembrar ao povo daquela região a natividade e o amor a Jesus Cristo. O povo foi convidado para a missa e ao chegarem à gruta encontraram a cena do nascimento vivenciada por pastores e animais.

São Francisco morreu dois após mas os Frades Franciscanos continuaram a representação do presépio utilizando imagens.

No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552 por iniciativa do jesuíta José de Anchieta. A partir de 1986 São Francisco é considerado o patrono universal do presépio.

"Fazer presépios é unir mundos". O mundo animal, os homens e o mundo mineral (pedras e presentes) se unem na contemplação do nascimento de Jesus. Os reis Magos em uma interpretação mais recentes são lembrados como um símbolo da união dos povos: Gaspar, o negro: Melchior, o branco e Baltazar, o asiático.

As palavras de paz e serenidade de São Francisco trazem até nos o sentido verdadeiro do Natal: "Todos os homens nascem iguais, pela sua origem, seus direitos naturais e divinos e seu objetivo final".

boa noite.....homenagem aos meus leitores, muito grata a voces que leêm o meu blog , FELIZ NATAL