segunda-feira, 26 de março de 2012

quem não tem o que fazer!!!

Adversários políticos se enfrentam na blogesfera 

Alexandre Bastos
Hoje, no Brasil, o número de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) já supera a marca de 70 milhões. Com esse crescimento, não são apenas os empresários que dedicam uma atenção especial ao ambiente virtual. Na política, para vencer uma eleição, é preciso cair na rede. Em Campos, como não poderia ser diferente, os blogs, sites e redes sociais já começam a respirar o clima político. “Hoje é impossível fazer política sem internet. A grande rede já é o segundo meio de comunicação mais usado pelo eleitor brasileiro para informar-se sobre política. O primeiro é a TV”, explica  o cientista político Venício Lima.

De acordo com pesquisa desenvolvida pelo DataSenado, a principal vantagem da internet nas eleições deste ano será facilitar o diálogo entre eleitores. Dois em cada três deles consideram que a web terá grande impacto no próximo pleito (59%), sendo que entre os cidadãos que usam regularmente sites de notícias e participam de redes sociais (Facebook e Twitter, por exemplo), esse percentual sobe para 64%. O levantamento do DataSenado buscou, ainda, avaliar a importância relativa dos meios de comunicação no esforço do cidadão para informar-se sobre questões políticas. A TV foi, de longe, o veículo mais usado (67%).

Mas a internet apareceu em segundo lugar, com 19% das respostas válidas. O segmento “jornais e revistas” surgiu em terceiro, com 11%. A mídia rádio é preferida por apenas 4% dos entrevistados.

Silesio Correa
Tendo em vista esse fortalecimento da internet, quem navega pelo mundo político sabe que o clima vai ser tenso. “Em nosso blog, que conta com vários colaboradores, vamos continuar agindo da mesma maneira. No entanto, espero que a Justiça fique bastante atenta e de olho em algumas figuras que costumam passar dos limites”, diz a jornalista Jane Nunes, do blog “Estou Procurando o que Fazer”. Bem ao seu estilo, Jane alfineta os blogs dos secretários da prefeita Rosinha Garotinho (PR). “Eles ficam postando o tempo todo. Nem sei como arrumam tanto tempo. Ou então eles estão terceirizando esse serviço. O interessante, é que apesar de ter muitas postagens, os comentários nesses blogs dos secretários são muito raros. Vai ver é porque o atual governo acabou com o ‘Navegar é Preciso’, que disponibilizava internet de forma gratuita para todas as pessoas do município”, diz Jane.  (A.B.L.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

,<>dê sua opinião<><> ou deixe uma frase.