domingo, 4 de março de 2012

TEM ALGUEM QUE TE FAZ MAL, E VOCE NÃO SABE COMO AFASTA-LA..

Como afastar pessoas que nos fazem mal

É indelicado excluir alguém da sua vida? Se for necessário, qual a melhor forma de proceder?

Verônica Mambrini, iG São Paulo | 19/01/2012 15:00
Texto
Para-raio de malucos podia ser o apelido da atriz Fernanda Assef, 25 anos. “Coleciono histórias que vão desde loucos aleatórios até dois namorados que não aceitaram o fim da relação”, conta. Mas o pior dos casos foi o rapaz que conheceu numa mesa de bar através de amigos comuns e que resolveu adicioná-la numa rede social.

“Fui simpática com ele como costumo ser entre conhecidos, mas não lembrava nem o nome do cara. O fato é que ele cismou que éramos feitos um pro outro”, lembra a atriz. E aí começou um pesadelo de mensagens pela internet e por celular, incluindo mensagens públicas postadas, insinuando que estavam dormindo juntos. “Liguei e falei claramente que não tinha gostado da atitude, que não éramos sequer amigos, que aquilo era coisa de gente louca”, lembra. Fernanda ainda teve que ouvir uma declaração de amor antes dele pedir desculpas e desligar. A falta de reciprocidade de Fernanda e o basta dito claramente, fizeram o rapaz desistir. Mesmo assim, anos depois, ele encontrou-a em outra rede social e tentou adicioná-la de novo. “Não te conheço, não somos amigos”, rechaçou Fernanda, colocando um ponto final na história.



Foto: Thinkstock/Getty Images Ampliar
Na hora de afastar uma pessoa que está nos fazendo mal, é preciso aliar elegância e firmeza
Por mais gentil e educada que uma pessoa se disponha a ser nesses casos, chega uma hora que afastar o outro é necessário e nem sempre é possível fazer isso sem uma boa dose de firmeza.
Afastar alguém que incomoda sempre implica na possibilidade de magoar o outro. Principalmente quando se trata de um amigo que virou um chato ou um parente que só se aproxima para ser inconveniente.
A consultora de etiqueta pessoal Esther Soares acredita que o silêncio é a melhor estratégia. “Os franceses expressam sabedoria total sobre essa situação quando ensinam ‘laisse tomber’, que significa 'deixa cair'”, afirma. Sempre é deselegante cortar o contato de forma explícita. “Mesmo as pessoas muito queridas desistem de nós quando não as procuramos. Não é o que fazemos quando alguém não ‘tem tempo’ para nós? Pouco a pouco essa pessoa que você quer descartar irá desistir de você.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

,<>dê sua opinião<><> ou deixe uma frase.