terça-feira, 13 de dezembro de 2011

EEIÇÕES 2012

Ex-aliados se enfrentam em 2012



Thiago Andrade 


Arquivo Folha
As eleições de 2012 em Campos e região serão marcadas por embates de ex-aliados. As constantes trocas de lados são marcadas por acusações de ambas as partes ou então os envolvidos as atribuem à dinâmica da própria política e, nessa lógica, seu colega partidário de hoje pode ser o seu inimigo de amanhã. Em Campos, a próxima eleição será polarizada em todos contra o casal Garotinho, porém, muitos componentes desses grupos já foram aliados e agora estão em lados opostos. Um desses é o deputado estadual Roberto Henriques (PSD), que estava com o deputado federal Anthony Garotinho (PR) quando este foi eleito prefeito de Campos em 1989. Em 2008, Henriques ainda estava com o casal, mas, no início deste ano, a aliança acabou quando Garotinho ironizou em seu blog e atribuiu a fofocas as informações de que Henriques não apoiaria Clarissa Garotinho para a liderança do PR na Alerj. Henriques respondeu, confirmando que não apoiaria Clarissa e que não foi eleito "para ficar votando em membros da família Garotinho".
Outro caso é o do ex-prefeito Arnaldo Vianna (PDT), que em 2012 tentará voltar para a Prefeitura e impedir que a prefeita Rosinha Garotinho (PR) consiga a reeleição. Em 1996, Arnaldo foi vice de Garotinho e em 2000, Geraldo Pudim (atual secretário de Governo) foi vice de Arnaldo. A aliança entre Arnaldo e o grupo de Garotinho acabou em 2001.

Em São João da Barra, as alianças e separações também envolvem o deputado Garotinho. A prefeita Carla Machado (PMDB) era aliada do ex-governador em 2008, quando foi reeleita, mas estarão separados nas eleições de 2012. A prefeita, inclusive, declarou apoio a Frente Democrática de Oposição, coligação campista que tenta impedir a reeleição de Rosinha. Carla chegou a participar de uma das reuniões da Frente quando o PMDB ainda fazia parte dela. À época, houve especulações de que a prefeita de São João da Barra seria candidata a Prefeitura em Campos, o que logo foi desmentido, já que ela está no segundo mandato e não pode ser reeleita.

Já Garotinho, em março deste ano, esteve no 5º distrito de São João da Barra e disse que “comprou a briga” da população, criticando Carla dizendo que “o povo está sofrendo porque ela não agiu como deveria agir”. Já o ex-prefeito de SJB, Betinho Dauaire (PR), já foi adversário de Garotinho, mas agora terá o apoio dele para derrotar o candidato de Carla Machado nas eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

,<>dê sua opinião<><> ou deixe uma frase.