segunda-feira, 19 de novembro de 2012

DE TAMANHO GRANDE, A PIZZA DOS VERADORES ESTA INTACTA, QUEM VAI LEVAR A FATIA MAIOR , QUEM LEVA PRESIDENCIA NA CAMARA?

Após eleição, hora de escolher presidentes

Após as eleições municipais, os principais grupos políticos da região já articulam a composição das Câmaras Municipais para a próxima legislatura, que começa em janeiro de 2013. Com o objetivo de evitar embates que inviabilizem as ações do Executivo, os líderes políticos estão em busca de sintonia com o Legislativo.

Em São João da Barra, a Câmara travou uma queda de braço com a prefeita Carla Machado (PMDB) durante boa parte do mandato que se encerra no final de 2012. Porém, para 2013, tudo indica que a relação entre a Câmara e o governo municipal será diferente.
O vereador Aluízio Siqueira (PMDB), aliado do grupo governista, já foi o escolhido e vai assumir a presidência da Câmara em janeiro de 2013, quando o vereador Neco (PMDB), assume a Prefeitura. “Infelizmente, o atual presidente não soube dialogar com o governo municipal. Por conta disso, vários projetos ficaram emperrados e quem acaba perdendo é a população”, diz o prefeito eleito Neco, que aposta no entrosamento com Aluízio. “Vamos ter um presidente que cumpre o seu papel e respeita o regimento da Casa. Assim, poderemos aprovar projetos e dar continuidade ao que a prefeita Carla Machado vem desenvolvendo”, explica.

Já no município de Campos o mistério em relação ao novo presidente da Câmara continua. Nos bastidores, o nome do ex-secretário de Comunicação Mauro Silva (PT do B), que se elegeu vereador, surge como o mais cotado. Porém, existem correntes que defendem o vereador eleito Edson Batista (PTB) ou então uma indicação do PR, que elegeu sete vereadores. Evitando adiantar as estratégias do grupo, o presidente do PR em Campos, Wladimir Garotinho, diz que não há nada definido.

— Ainda é cedo para fazer qualquer especulação acerca da mesa. Quem decide é a liderança, no nosso caso o Garotinho e a Rosinha. Ainda não teve nenhuma conversa com ninguém nesse sentido. Quem disser ao contrario esta apenas usando a técnica do ‘chutômetro’ — disse Wladimir em entrevista à Folha.

Opositores em alta — Em Campos e São João da Barra os grupos governistas venceram com ampla vantagem. Porém, nas duas cidades, um fato chamou atenção. A primeira colocação na corrida por cadeiras na Câmara ficou com candidatos e partidos do grupo de oposição. Em Campos, com o PR no comando, o mais votado foi Nildo Cardoso, do PMDB. Já em São João da Barra, com o PMDB no comando, o mais votado foi Franks Arêas, do PR. Porém, mesmo com a maioria dos votos, eles serão minoria.

Na Câmara de Campos a prefeita Rosinha terá ao seu lado 21 dos 25 vereadores eleitos. Em SJB o prefeito eleito Neco (PMDB) terá o apoio de sete dos nove vereadores eleitos. Para Nildo, que se elegeu com  6.339 votos, o fato de ser minoria não atrapalha o seu projeto. “Vamos ajudar a fortalecer a base de apoio ao governador. Vamos ter um trabalho árduo de fortalecimento do PMDB”, explicou Nildo Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

,<>dê sua opinião<><> ou deixe uma frase.