sábado, 21 de abril de 2012

HUMMMM NÃO TEM NADA MELHOR QUE UM PRETINHO QUENTINHO...

21 de abril de 2012 · 08:00

Quente, gelado, forte ou fraco: café é sempre um boa pedida

Fotos: Mauro de Souza/ Reprodução
No dia 21 de abril é comemorado o Dia Nacional do Café
No dia 21 de abril é comemorado o Dia Nacional do Café
mais menos
Durante muito tempo sendo o principal produto agrícola do Brasil, o café é muito mais do que uma simples bebida. E neste sábado (21/04), data que se comemora o Dia Nacional do grão que é mania entre os brasileiros, a equipe do site Ururau conversou com alguns dos apreciadores do tradicional cafezinho na cidade.

Durante muito tempo o café era foi visto como negativo, associava-se a ele, estresse e distúrbios do sono.

Mas o simpático cafezinho reconquistou o respeito da população, que consome, só no Brasil, cerca de 82 litros da bebida por ano.

O sócio-proprietário de um dos mais tradicionais pontos de cafeteria de Campos, José Acácio de Abreu Silva, diz que o café é o ponto alto do estabeleciometo. "É difícil alguém resistir a um café, principalmente quando ele acaba de ser preparado",
comentou ele.

Por estar localizado bem no Centro da cidade e de fácil localização, na galeria, inúmeras pessoas procuram o local para bater aquele papo, e é claro, tomar um bom e velho cafezinho.

“Servimos o café a R$1,00 e isso atrai a freguesia. Gente de toda faixa etária freqüenta o espaço que já é bem antigo no município”, mencionou.

Revigorado, com novo marketing, a bebida ganhou novas versões e sabores para atingir consumidores mais exigentes: agora você já pode escolher se prefere um café com ou sem cafeína, orgânico ou liofilizado, granulado, solúvel, torrado e moído, o que não faltam, são opções para os mais variados paladares.



Estas delícias podem ser consumidas, em Campos. No bairro da Pelinca, há uma cafeteria que oferece, além de diversos sabores, um ambiente descontraído e aconchegante. “Aqui temos de tudo, desde café comum, até os aromatizados. Mas, o expresso e o café gelado, são os mais consumidos, principalmente nos dias quentes”, disse uma das funcionárias do estabelecimento, Rosiene Coutinho.

Consumidora assídua da bebida popular, a professora de artes, Mary Jane Freitas, contou que não vive sem o tradicional cafezinho. Segundo ela, o grão é essencial para dar aquela animada durante a correria do dia-a-dia.

“Sempre tomo café, principalmente pela manhã e no final da tarde. Eu prefiro o mais fraquinho, ou misturado ao leite”, comentou a professora.

Segundo pesquisadores, o líquido apresenta uma série de benefícios para a saúde, se respeitados as doses diárias recomendadas, que são de seis xícaras por dia. A evidência indica que o café proporciona efeitos protetores para doenças como: cirrose hepática; Alzheimer; asma; câncer do cólon; Diabetes tipo 2; cálculos biliares; entre outras enfermidades.

Mas, em excesso, a cafeína presente na bebida, pode causar uma série de problemas para saúde dos consumidores. Como fortes oscilações da glicose no sangue, causando hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), além de aumentar a pressão arterial e o colesterol, entre outros fatores.



A verdade é que não importa se é quente ou gelado, o café faz parte do cotidiano do brasileiro. Que tal um cafezinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

,<>dê sua opinião<><> ou deixe uma frase.