Reconhecer a depressão...
os sintomas podem ser por
vezes surpreendentes
os sintomas podem ser por
vezes surpreendentes
A depressão afecta o humor da pessoa, a visão sobre a vida, o comportamento e até algumas funções corporais, tais como dormir, comer ou o próprio nível de energia. A pessoa depressiva sente quase sempre tristeza ou preocupação, e está frequentemente irritável ou ansiosa. Muitas pessoas com depressão costumam ter baixa da auto-estima e pensamentos negativos (noutras palavras, elas poderão pensar frequentemente, “Eu não consigo fazer isso” ou “Isto não vai resultar”).
A depressão tem diversos sintomas — alguns mais fáceis de reconhecer e outros mais difíceis. O primeiro sinal de depressão é, muitas vezes, uma mudança do comportamento normal da pessoa — podendo, por exemplo, tornar-se irritável e afastar-se ou começar a ter problemas com o sono ou o apetite. Sintomas comuns de depressão incluem3:
- Sensação de tristeza, desânimo, melancolia
- Perda de interesse por coisas que eram apreciadas (sexo ou outras actividades)
- Perda de apetite ou peso (ou, por vezes, aumento de peso)
- Dificuldade em dormir ou dormir em demasia
- Agitação ou lentificação psicomotoras
- Sensação de cansaço, lentidão ou inquietação
- Sensação de incapacidade ou culpabilidade
- Problemas em concentrar-se, pensar, recordar ou tomar decisões
- Pensamentos de morte ou suicídio
Compreender a depressão e o seu impacto nas relaçõesA depressão afecta toda a família... Todos nos sentimos tristes ou “em baixo” de vez em quando — isto é uma parte normal da vida. Sentimentos tristes ou negativos que tornam difícil lidar com o dia a dia, podem assinalar uma doença chamada depressão.
A depressão pode causar um verdadeiro sofrimento — tanto para a pessoa afectada como para os membros da família e outros entes queridos. Quando uma pessoa está deprimida, pode achar difícil ir trabalhar, cumprir as tarefas diárias e até levantar-se da cama. Algumas vezes, a pessoa deprimida também acha difícil dar o primeiro passo na busca de ajuda.
Aqueles que estão ligados a quem sofre de depressão são frequentemente vítimas ignoradas, uma vez que o impacto da depressão nas suas vidas é pouco valorizado.
As pessoas que sofrem de depressão podem suscitar sentimentos de frustração, culpa ou mesmo irritação nos que lhes são queridos, os quais podem ressentir-se dos problemas da pessoa deprimida ou ter dificuldade em compreender as suas causas. Estes sentimentos são normais, mas ajuda ter meios saudáveis para lidar com eles.
Felizmente, a depressão é uma doença que se trata - e apreender o máximo que se puder acerca desta perturbação e do seu tratamento poderá ajudar. Esta brochura descreve situações concretas relacionadas com a depressão e dá sugestões práticas que podem ajudar toda a família a lutar contra os efeitos da depressão.
Qual a importância das relações familiares na depressão?
As relações de apoio entre membros da família (incluindo os cônjuges) são vitais no tratamento diário desta doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
,<>dê sua opinião<><> ou deixe uma frase.