Movimento intenso nos cemitérios na véspera de Finados
Por Telmo Filho
Os 23 cemitérios administrados pela Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) estão prontos para receber a população para o Dia de Finados. A estimativa de visitação no maior cemitério público do interior do Estado do Rio – o Cemitério do Caju – nesta terça (01) e amanhã (quarta-feira, dia 02), é de cerca de 40 mil pessoas. Mas o coordenador dos 23 cemitérios, Alessandro Almeida, disse que este número pode ser ainda maior, vista a movimentação desta terça-feira, que superou as expectativas.
- Hoje (terça-feira) é um dia mais calmo e muitas pessoas estão aproveitando para visitar os túmulos dos entes queridos. O trabalho de limpeza e pintura dos cemitérios já vinha sendo realizado desde julho deste ano. Antecipamos os serviços e a intenção é deixar os cemitérios com visual bonito para receber os visitantes - comentou.
O aposentado Julio César Vasconcelos Soares, 64 anos, contou que desde pequeno visita o jazido da família, no Caju, onde estão sepultados os pais, avós e tios. “É tradição familiar que está sendo mantida por mim e sempre quando passo por perto, entro no cemitério e faço uma oração aos meus familiares que já se foram”, relatou.
A aposentada Adalgiza dos Santos Lima, 64, ressaltou que há 10 anos visita o túmulo onde a mãe faz a última morada. “Procuro vir na véspera do Dia de Finados porque é mais calmo e nada melhor estar no cemitério em um dia calmo para poder orar e relembrar momentos marcantes quando a minha mãe era viva”, falou.