Rio Preto ganha Cooperativa de Costureiras e Artesãs
sábado, 10 de março de 2012 (Foto: Antonio Leudo)
Com
lema “Mais do que trabalho, um estilo de vida”, a Cooperativadas das
Costureiras e Artesãs de Rio Preto (CCARP) foi inaugurada neste sábado
(10).A cooperativa, que conta com 64 costureiras, nasceu de uma
parceria da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo com a
Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP), da Uenf, e a
empresa Real Job, que fornece macacões para as plataformas de petróleo
da Bacia de Campos.- Além de ser um ponto turístico, em Rio Preto existem pessoas com sonhos e a cooperativa foi uma forma de realizar o sonho de muitas mulheres, através da descoberta do potencial econômico da localidade. Queremos agradecer a sensibilidade da prefeita Rosinha Garotinho, por nos dar apoio neste projeto, que foi desenvolvido através da identificação da vocação do local. Rio Preto vai passar a ser exemplo para as grandes cidades, pois daqui sairão uniformes para trabalhadores das maiores plataformas de petróleo do país – ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Orlando Portugal.
A secretaria analisou as potencialidades da região e a viabilidade da cooperativa. Foi feito o reconhecimento de território, estudo da logística e busca de parceiros. A aprendiz de costureira Neusa Braga Henrique, de 62 anos, vislumbra a mudança de vida com o novo trabalho.
Orlando explica que, em conversas com a comunidade, em uma das visitas da secretaria ao local, Neusa disse que pretendia se aposentar e não tinha maiores pretensões futuras. Hoje em dia, ela mostra sua alegria em, além de trabalhar, poder compartilhar a convivência com suas colegas detrabalho.
“Falei antes, com Orlando, que aqui era um lugar onde nada acontecia. Hoje é diferente, porque, pela primeira vez, tenho um trabalho remunerado e gosto de vir para cá até mesmo como distração, com minhas colegas”, concluiu a cooperada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
,<>dê sua opinião<><> ou deixe uma frase.