terça-feira, 17 de julho de 2012

Presidente do TSE defende Ficha Limpa na eleição 2012

Em reunião ocorrida ontem, no plenário do prédio-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, falou aos membros da Corte Eleitoral potiguar, juí-zes eleitorais, chefes de cartório e servidores acerca das Eleições 2012. A ministra defendeu a aplicação da Lei da Ficha Limpa, afirmando: “Ninguém tolera mais a corrup-ção”.
Durante o encontro, a ministra Cármen Lúcia falou sobre a importância do processo eleitoral frente à democracia brasileira. Para ela, essas eleições serão um desafio para a Justiça Eleitoral, que deverá aplicar, pela primeira vez, a Lei da Ficha Limpa. “Ninguém tolera mais a corrupção. Temos que fazer cumprir essa lei”, disse.
 A ministra garantiu que os juízes eleitorais terão segurança para trabalhar com tranquilidade, além de assegurar o apoio do TSE em todo o processo eleitoral.
— Me coloco a disposição de qualquer juiz a qualquer momento para que se cumpram as demandas, vamos analisar as singularidades de cada um, a fim de garantir a democracia e o direito do cidadão — pontuou a presidente.
Cármen Lúcia pediu ainda o apoio de todos os servidores que fazem a Justiça Eleitoral potiguar, que considera de alto grau de capacitação. Em suas palavras, “a democracia brasileira passa pelo povo brasileiro, mas somos privilegiados por fazer garantir esse direito”.
Reuniões — A presidente do TSE tem realizado vários encontros antecedendo as eleições. Na quinta-feira, ela esteve com juízes eleitorais e afirmou que haverá segurança para o trabalho deles em todo país. (S.M.) (A.N.)

Agenda: caminhadas e reuniões

Divulgada a agenda dos candidatos a Prefeitura de Campos, nesta terça-feira:

Arnaldo Vianna (PDT) – 9h - Caminhada no IPS e Parque Aurora. Encontro na Escola Municipal Sebastiana e ás 14h30 - Caminhada Parque São Benedito.

Erik Schunk (PSOL) – 10h - Panfletagem calçadão e às 18h reunião interna

José Geraldo (PRP) – Entrevista com a emissora SBT, às 8h30, na sede do PRP. Às 9h30, caminhada no Jardim Carioca, com término programado para as 12h30.

Makhoul Moussallem (PT) - 09h - Reunião interna com a coordenação geral de marketing da campanha e ás 14h - Caminhada na área central. Já ás 19h o candiato vaise reunir com moradores do parque São José (Guarus) e com vereador da coligação.

Rosinha Garotinho (PR) – 14h - Caminhada no Parque Turfe Clube e ás 19h vaise reunir no Clube Fornalli Dance, em Morro do Coco. Dance
              

VEREADOR VIEIRA REIS NÃO VAI TENTAR A REELEIÇÃO?

BOM DIA!!!! TENHA UM DIA LEGAL...

GOVERNO ROSA......CEPOP UMA REALIDADE DE CAMPOS...

TA DE PARABENS, MUITAS OBRAS REALIZADAS, OUTRAS AINDA PARA TERMINAR E OUTRAS COM CERTEZAS PARA COMEÇAREM, CAMPOS HOJE É OUTRA CIDADE, NÃO PODEM NEGAR.. NÃO ADIANTA COMENTARIOS DE QUE ISSO CUSTOU UM ABSURDO POIS ISSO NÃO RESOLVE NADA,EM TODOS OS GOVERNOS EM CAMPOS, FAMOS LESADOS, SE TALVES EVITARMOS  AS CRITICAS AJUDARIA E ACABARIA COM TANTOS TRANSTORNOS PRINCIPALMENTE OS ELEITORES QUE ESTÃO SEM SABER EM QUEM VOTAR! OU PIOR QUERENDO SABER SE REALMENTE OS CANDIDATOS A PREFEITOS QUE ESTÃO NA MIDIA O TEMPO TODO ESTÃO INELEGIVEIS OU NÃO, CERTOS COMENTARIOS SÃO DESNECESSARIOS NO MOMENTO QUE ESTAMOS ,ISSO SÓ PIORA A SITUAÇÃO,

HÁ TEM OUTRO DETALHE O CEPOP É UMA DAS MARAVILHAS DE CAMPOS...E CERTOS COMENTARIOS É COISA PASSADA GENTE CEPOP É REALIDADE..,

ESSA É A MINHA OPINIÃO....

segunda-feira, 16 de julho de 2012

ETA ELEIÇAÕ COMPLICADA!!!!!.......

INELEGIVEL OU NÃO?

QUEM É QUE SABE, DIFICIL A RESPOSTA CANDIDATOS A PREFEITOS NA RUA FAZENDO CAMPANHA E MUITA ESPECULAÇÃO, MIDIA  FALANDO , BLOGS,REVISTAS, JORNAIS, ROSINHA E ARNALDO INELEGIVEIS E AI POVO O QUE FAREMOS?, DAMOS O NOSSO VOTO A QUEM?

Arnaldo Vianna tem seis contas rejeitadas no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), além de uma conta rejeitada no Tribunal de Contas da União (TCU). O ex-prefeito também responde a uma condenação em órgão colegiado (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro) por ação de improbidade administrativa em ato doloso. As condenações poderão barrar inapelavelmente sua candidatura em razão da Lei da Ficha Limpa.


Contra Rosinha Garotinho, que tenta a reeleição, uma decisão de órgão colegiado (Tribunal Regional Eleitoral), que encontra-se suspensa, segundo consta no site do TRE-RJ e do próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, segundo seus advogados, não compromete o registro de sua candidatura.

Especialista e pós-graduado em Direito Eleitoral, o advogado Francisco de Assis Pessanha Filho, assegura que Rosinha está elegível. “Como advogado que milita nesta área há mais de 14 anos, tenho absoluta certeza que não apenas Rosinha se encontra em condições de concorrer à eleição, como Arnaldo está inelegível. Rosinha não terá qualquer problema de registro porque a decisão quanto a ela e o vice Dr. Chicão está suspensa e não há margem para interpretação”, afirmou.
Sobre o pedido de impugnação do MPE, o advogado de Rosinha sustenta que não há procedência no pedido do órgão. “O Ministério Público alegou que a defesa da prefeita não pediu suspensão da inelegibilidade, o que é um equívoco. Além de ter sido pedido, foi inclusive deferido, conforme consta nos sites do TRE e do TSE”. “Tão logo fui informado do pedido do MPE, fui ao cartório eleitoral no início da noite e amanhã (hoje) mesmo apresentarei defesa solicitando ao juiz que julgue o mais rápido possível”, concluiu o advogado.
O juiz Felipe Pinelli analisará os registros dos candidatos à prefeitura de Campos que tiveram seus nomes apreciados pelo MPE. É ele quem decidirá quem terá ou não o registro deferido.


quarta-feira, 4 de julho de 2012

não é só digitar e confirmar tem que saber direitinho....

Política

Após convenções, dúvidas rondam Rosinha e Arnaldo

Com a definição dos nomes que irão concorrer à Prefeitura de Campos, a dúvida fica sobre as candidaturas da prefeita Rosinha Garotinho (PR), que concorre à reeleição, e do ex-prefeito Arnaldo Vianna (PDT). Os dois terão que vencer problemas na Justiça Eleitoral para ficarem na disputa e assumirem, caso sejam eleitos. Rosinha ainda recorre nos tribunais Superior (TSE) e Regional Eleitoral (TRE) contra as duas cassações sofridas durante seu mandato – uma em maio de 2010 e a outra em setembro de 2011. Arnaldo sofre as consequências de não ter prestado contas, dentro do prazo previsto em lei, aos tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado (TCE).

Rosinha e o vice Dr. Chicão foram cassados duas vezes: a primeira em 27 de maio de 2010 pelo plenário do TRE, onde havia dois processos: Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) e Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije). A condenação, com inelegibilidade, atingiu, ainda, Anthony Garotinho e outros comunicadores. A razão foi o uso indevido de meios de comunicação durante a campanha de 2008 – além de entrevista de rádio, matérias de jornais e outras de rádio estão foram anexadas ao processo.

Eles recorreram e, no julgamento do Agravo, o TRE decidiu pela saída imediata de Rosinha. De acordo com o advogado Paulo Studart, do escritório Oliveira Filho, no caso de Rosinha, existem dois processos: Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) e Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije).

O TRE, naquele julgamento de 2010, julgou os dois processos, condenando em ambos: tanto na Aije quanto na Aime. Rosinha e seu vice são réus nos dois processos. Os demais - Garotinho e os radialistas - são réus apenas em um, a Aije.
Houve recurso para o TSE, também em ambos os processos. Rosinha, como é ré nos dois processos (Aime e Aije), apresentou dois recursos, um para cada processo. Já Garotinho obviamente apresentou recurso apenas no processo em que ele é réu, ou seja, na Aije.

Entretanto, até o momento o TSE julgou apenas um dos processos (a Aije, na qual todos são réus) e anulou a condenação do TRE, determinando que o processo voltasse à 1ª instância para novo julgamento. O outro processo, a Aime (na qual apenas Rosinha e seu vice são réus), ainda não foi julgado pelo TSE, embora a condenação esteja suspensa através de uma liminar concedida pelo próprio TSE.


Prestação de conta no meio caminho

Fora da Prefeitura desde 2004, Arnaldo ainda sofre as consequências de sua primeira administração, quando assumiu no lugar de Garotinho, que renunciou para concorrer ao governo do Estado e também de sua segunda administração, onde também houve prestação de contas com irregularidade.

O nome de Arnaldo consta das listas do TCU E TCE por omissão em prestação de contas, obrigação de todo gestor público. Por isso, corre o risco de inelegibilidade.

No TCU, a omissão ocorreu na comprovação de uso de verbas federais na construção de casas populares ainda no ano de 98. O contrato com a Caixa Econômica Federal foi assinado pelo então prefeito Anthony Garotinho, mas a responsabilidade de prestar contas cabia a Arnaldo. No TCE o nome consta também por irregularidades na prestação de contas

Decisão — Em maio deste ano, o TSE julgou o recurso de Arnaldo Vianna a deputado federal, recurso de 2010. O registro foi negado, mas o tribunal informou que ele está elegível porque a condenação com base na Ficha Limpa só vale para as eleições deste ano. Porém, o advogado de Rosinha, Jonas Lopes de Carvalho Neto, afirma que a decisão do TSE torna o ex-prefeito Arnaldo inelegível.