Adversários políticos se enfrentam na blogesfera
Alexandre Bastos
Hoje, no Brasil, o número de pessoas com
acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas,
lan houses ou outros locais) já supera a marca de 70 milhões. Com esse
crescimento, não são apenas os empresários que dedicam uma atenção
especial ao ambiente virtual. Na política, para vencer uma eleição, é
preciso cair na rede. Em Campos, como não poderia ser diferente, os
blogs, sites e redes sociais já começam a respirar o clima político.
“Hoje é impossível fazer política sem internet. A grande rede já é o
segundo meio de comunicação mais usado pelo eleitor brasileiro para
informar-se sobre política. O primeiro é a TV”, explica o cientista
político Venício Lima.
De acordo com pesquisa desenvolvida pelo DataSenado, a principal vantagem da internet nas eleições deste ano será facilitar o diálogo entre eleitores. Dois em cada três deles consideram que a web terá grande impacto no próximo pleito (59%), sendo que entre os cidadãos que usam regularmente sites de notícias e participam de redes sociais (Facebook e Twitter, por exemplo), esse percentual sobe para 64%. O levantamento do DataSenado buscou, ainda, avaliar a importância relativa dos meios de comunicação no esforço do cidadão para informar-se sobre questões políticas. A TV foi, de longe, o veículo mais usado (67%).
Mas a internet apareceu em segundo
lugar, com 19% das respostas válidas. O segmento “jornais e revistas”
surgiu em terceiro, com 11%. A mídia rádio é preferida por apenas 4% dos
entrevistados.
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