Prevenir é melhor do que remediar, já dizia o velho ditado. Por vezes, pelo fato de menosprezarmos o perigo que nos ronda no dia-a-dia, passamos por momentos de dor e desespero. Quando o mal já está feito, só nos resta contar com a boa memória e colocar em prática os primeiros socorros. É o caso das queimaduras e de suas dolorosas conseqüências. Saiba como evitar ou amenizar o desconforto de quem, por descuido, brinca com o fogo. O termo queimadura refere-se ao resultado da ação direta ou indireta do calor sobre o organismo. No Brasil, ocorrem cerca de um milhão de casos de queimaduras por ano. As queimaduras constituem importante causa de mortalidade, principalmente devido às infecções decorrentes da queimadura. As causas mais comuns de queimadura são a chama do fogo, o contato com a água fervente ou outros líquidos quentes e o contato com objetos aquecidos. Causas menos comuns são as queimaduras provocadas por corrente elétrica e por agentes cáusticos (queimadura química).
As queimaduras em crianças geralmente ocorrem em casa, por derramamento de líquidos quentes sobre o corpo (água fervente na cozinha, água quente no banho, óleo de cozinha quente,etc.). A maior causa de queimaduras em adolescentes, e a segunda maior em crianças, decorre da chama do fogo, pela manipulação do álcool etílico líquido.
Os adultos se queimam mais freqüentemente com a chama do fogo e, principalmente, no ambiente profissional. As queimaduras por contato com objetos quentes são mais comuns nos idosos e pessoas alcoolizadas, ou sob efeito de drogas ilícitas.
Saiba
como socorrer uma vítima de queimadura
Nenhum comentário:
Postar um comentário
,<>dê sua opinião<><> ou deixe uma frase.